Este blog é da biblioteca da EScola Flora calheiros cotrin e tem como objetivo desenvolver no aluno o hábito da leitura por prazer e possibilitar ao aluno o acesso à varias mídias.Este blog foi criado com intuito de valorizar as conquistas do aluno quanto a leitura e divulgar os projetos e eventos da biblioteca.Participe você faz parte desta conquista. ESCOLA FLORA CALHEIROS COTRIN RUA:ASSIS CHATEAUBRIAND,7643 BAIRRO:ESPERANÇA DA COMUNIDADE
segunda-feira, 29 de junho de 2009
terça-feira, 23 de junho de 2009
DICA DE LEITURA DA SEMANA: A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS
Olá leitores de nossa biblioteca e de nosso blog! A dica de leitura desta semana é o livro A menina que roubava livros do escritor Markus Zusak. É a história de uma menina alemã chamada Liesel,que entre1939 e 1943, início da Segunda Guerra Mundial, encontra a morte por 3 vezes.A narradora da história é a Morte (a própria, que todos conhecem ou que irão conhecer algum dia!), que se mostra uma entidade muito observadora e atenta aos seres humanos, que se preocupa com seus hábitos e com seu cotidiano, sem com isso deixar de cumprir seu trabalho, buscar e carregar suas almas. "A Menina Que Roubava Livros" é um livro emocionante, que nos tranporta entre a inocência da infância de uma criança e a realidade brutal e horrorosa de uma guerra, sempre nos lembrando que a felicidade está logo ao nosso lado e que devemos aproveitá-la ao máximo enquanto podemos. Aqui deixarei uma pequena sinopse como forma de incentivá-lo a leitura deste emocionante romance da literatura estrangeira: Entre 1939 e 1943, Liesel Meminger encontrou a morte três vezes. E saiu suficientemente viva das três ocasiões para que a própria, de tão impressionada, decidisse nos contar sua história, em 'A menina que roubava livros'. Desde o início da vida de Liesel na rua Himmel, numa área pobre de Molching, cidade próxima a Munique, ela precisou achar formas de se convencer do sentido de sua existência. Horas depois de ver seu irmão morrer no colo da mãe, a menina foi largada para sempre aos cuidados de Hans e Rosa Hubermann, um pintor desempregado e uma dona-de-casa rabugenta. Ao entrar na nova casa, trazia escondido na mala um livro, 'O manual do coveiro'. Num momento de distração, o rapaz que enterrara seu irmão o deixara cair na neve. Foi o primeiro dos vários livros que Liesel roubaria ao longo dos quatro anos seguintes. E foram esses livros que nortearam a vida de Liesel naquele tempo, quando a Alemanha era transformada diariamente pela guerra, dando trabalho dobrado à Morte. O gosto de roubá-los deu à menina uma alcunha e uma ocupação; a sede de conhecimento deu-lhe um propósito. E as palavras que Liesel encontrou em suas páginas e destacou delas seriam mais tarde aplicadas ao contexto da sua própria vida, sempre com a assistência de Hans, acordeonista amador e amável, e Max Vanderburg, o judeu do porão, o amigo quase invisível de quem ela prometera jamais falar. Há outros personagens fundamentais na história de Liesel, como Rudy Steiner, seu melhor amigo e o namorado que ela nunca teve, ou a mulher do prefeito, sua melhor amiga que ela demorou a perceber como tal. Caso não queira emprestá-lo em nossa biblioteca disponibilizarei aqui a obra digitalizada em que você poderá começar agora mesmo sua leitura.É só acessar o link abaixo e viajar nesta linda estória de coragem. http://www.4shared.com/file/39832612/b88fdcac/A_Menina_Que_Roubava_Livros_-_Markus_Zusak.html |
Opinião do Leitor: Luiz Angelo Fortuna / Data: 15/6/2009 Conceito do leitor: | (opine) Vale cada minuto! estevao / Data: 14/6/2009 Conceito do leitor: | (opine) odiei ler Arilson Almada / Data: 5/6/2009 Conceito do leitor: | (opine) Uma realidde impressionante Veja mais |
Saiu na Imprensa: Época / Data: 5/3/2007 Em vez da foice, a caneta Romance tem a Morte – ela mesma, a indesejada – como narradora. E a Morte conta a história de uma garota que a driblou três vezes Gisela Anauate A vida não é nada bela no romance A menina que roubava livros (Intrínseca), do australiano Markus Zusak. O livro de um dos escritores-revelação da temporada - ele tem 31 anos - está na lista dos infanto-juvenis mais vendidos do New York Times. A história, narrada pela própria Morte - sim, a indesejada - , se passa na Alemanha nazista. A personagem principal é Liesel, de 10 anos. A Morte conta, de forma fragmentada, cheia de observações irônicas, como a vida de Liesel é difícil. Com a perseguição do pai comunista pelo regime de Hitler, ela é deixada pela mãe com um casal em uma pequena cidade próxima a Munique. A nova mãe é, literalmente, madrasta - xinga a menina de "porca" para baixo. Liesel, no entanto, cria um forte laço com o novo pai, um acordeonista. A garota joga futebol, vai à escola, furta livros, conhece garotos. Um deles é Rudy Steiner, fanático pelo corredor negro americano Jesse Owens, uma lenda do esporte por ter colocado por terra a teoria da superioridade da raça ariana, ao derrotar os alemães em plena Olimpíadas de Berlim, em 1936. Em um dos episódios mais envolventes do livro, Rudy se pinta com carvão e sai correndo pelas ruas, chocando a cidade e tomando um puxão de orelha do pai. A leveza com que crianças e adolescentes atravessam um dos períodos mais dramáticos da História é um dos trunfos desse belo livro. Veja mais |
Nossa biblioteca recebe novos acervos do MEC para a leitura
O MEC(Ministério da Educação e Cultura),através do Programa Nacional Biblioteca da Escola(PNBE),está distribuindo às escolas de Ensino Fundamental das séries finais(6º ao 9º ano) e do Ensino Médio de todo o Brasil acervos de obras de literatura,de pesquisa e de referência para que o aluno tenha acesso a cultura e à informação e como incentivo a formação do hábito da leitura nos alunos,professores e toda comunidade escolar.
A nossa escola foi contemplada com dois acervos um do ensino fundamental e outro do ensino médio.Os livros estão sendo carimbados e registrados pela profª Elia(língua Portuguesa) do turno da tarde e pelo Profº.Messias(Língua Portuguesa) do turno da noite e em breve estarão disponíveis para o empréstimo de todo o corpo docente e discente.
Logo estaremos divulgando a data do nosso evento :Coffee-break literário onde faremos a exposição de todo o acervo recebido.
No total os dois acervos são compostos de títulos de poemas,contos,crõnicas,teatro,texto de tradição popular,romance,memória,diário,biografia,ensaio,histórias em quadrinhos e obras clássicas.Enfim temos diversos títulos e com certeza você vai encontrar um que seja de seu agrado.Lembrando que a biblioteca da escola tem um projeto de leitura:"leitura dinâmica" que visa sobretudo incentivar a leitura por prazer e proporcionar momentos de uma viagem imaginária,rica em informação e conhecimentos.Aqui disponibilizarei alguns títulos :
O DIÁRIO DE ANNE FRANK
A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS;
LISBELA E O PRISIONEIRO;
O MUNDO DE SOFIA;
O SENHOR DOS ANÉIS;
MARLEY E EU;
EU,ROBÔ entre outros.
Então aguardem mais um pouquinho para novas leituras e emoções!
domingo, 21 de junho de 2009
GAME DA REFORMA ORTOGRÁFICA
O Game é fruto de uma parceria entre o Complexo Educacional FMU e o LivroClip. O jogo é baseado no livro Guia da Reforma Ortográfica idealizado pela FMU e pelo Museu da Língua Portuguesa. Todo o conteúdo teve a chancela do professor Ataliba T. de Castilho, especialista em Língua Portuguesa.
O Game da Reforma Ortográfica é uma ótima opção para estimular os alunos a testarem os conhecimentos sobre as novas regras da Língua Portuguesa. O próprio jogo remete o estudante para o download gratuito do livro Guia da Reforma Ortográfica, onde ele pode tirar todas as dúvidas.ENTÃO VAMOS BRINCAR E TESTAR NOSSO APRENDIZADO!