segunda-feira, 27 de abril de 2009

A filha do pescador-LITERATURA DE CORDEL

Você aprecia literatura de cordel?Que tal conhecer um pouquinho deste tipo de literatura vendo e ouvindo o livro clip que mostra a história da filha do pescador do escritor Leandro Gomes de Barros.Confira e poste seu comentário se gostou ou não e porque?


DICA DA SEMANA: DEPOIS DAQUELA VIAGEM

Olá galera!Esta semana a sugestão de leitura é um livro maravilhoso,bibliográfico que relata a trajetória de vida de uma adolescente quando se descobre soropositivo e passa a narrar sua história,seus medos,anseios,sentimentos na convivência do vírus HIV e na sociedade.Vale a pena a leitura desta obra que tem muito que ensinar e aprender.Vale dizer que alguns alunos ja leram e amaram .Que tal você iniciar agora a leitura desta emocionante e postar seus comentários neste blog.Lembre-se este livro está disponivel na biblioteca da escola.Fale comigo e agende sua leitura.
Boa leitura a todos!

Valéria, uma jovem adolescente de apenas 16 anos vê o seu mundo desmoronar-se ao descobrir que é portadora do vírus VIH. Em plena década de oitenta, em que os tratamentos e a doença não eram muito desenvolvidos ainda, a brasileira depara-se com um problema do tamanho do seu desespero. Valéria foi contaminada durante a primeira relação sexual, com o primeiro namorado, que, como ela veio a descobrir, era usuário de drogas. Mas, longe de se deixar ir abaixo, Valéria decide erguer a cabeça e lutar pela sua vida, sem por de parte o problema que a afecta. Surge então uma descoberta de si mesma, dos prazeres da vida, de como é bom sorrir e ser feliz. Com uma linguagem juvenil e descontraída, a jovem fala dos problemas da adolescência, das dúvidas, dos medos e angustias, e da sua experiencia como portadora do vírus mais mortal do planeta. Valéria conta como decidiu perder a virgindade com o namorado de 28 anos, tendo ela apenas 16, e como foi descobrir o nefasto resultado de uma relação desprotegida. Um livro com muito astral, tristeza, sorrisos, humor, mas principalmente com muita lição de vida! Escreva o seu resumo aqui.

sábado, 18 de abril de 2009

18 /ABRIL/2009-DIA NACIONAL DA LITERATURA INFANTIL

O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.
“Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que o mesmo dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.
Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil, brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito.
Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso.
Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa.
Dentre seus principais personagens estão D. Benta, a avó; Emília, a boneca falante; Tia Nastácia, cozinheira e seus famosos bolinhos de chuva, Pedrinho e Narizinho, netos de D. Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho, Tio Barnabé, o caseiro do sítio que contava vários “causos” às crianças; Rabicó, o porquinho cor de rosa; dentre vários outros que foram surgindo através das diferentes histórias. Quem não se lembra do Anjinho da asa quebrada que caiu do céu e viveu grandes aventuras no sítio?
Dentre suas obras, Monteiro Lobato resgatou a imagem do homem da roça, apresentando personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, negrinho de uma perna só; a Cuca, uma jacaré muito malvada; e outros. Também enriqueceu suas obras com obras literárias da mitologia grega, bem como personagens do cinema (Walt Disney) e das histórias em quadrinhos.
Na verdade, através de sua inteligência, mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira. Com o lançamento do livro “Emília no País da Gramática”, em 1934, mostrou assuntos como adjetivos, substantivos, sílabas, pronomes, verbos e vários outros. Além desse, criou ainda Aritmética da Emília, em 1935, com as mesmas intenções, porém com as brincadeiras se passando num pomar.
Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.

Por Jussara de BarrosGraduada em PedagogiaEquipe Brasil Escola

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Quadrinhos nas Bibliotecas das Escolas Públicas de todo o País


Histórias em Quadrinhos de consagrados quadrinistas como o Henfil e Ziraldo; e o célebre personagem gaulês Asterix, de Goscinny e Uderzo estarão fazendo parte dos acervos das bibliotecas Escolares de todo o país até o fim de julho deste ano.

Além dos quadrinhos ainda teremos os clássicos nacionais e internacionais como Tia Júlia e o escrivinhador, de Mário Vargas Llosa; Agosto, de Rubem Fonseca; O alienista, de Machado de Assis; Cem anos de solidão, de Gabriel Garcia Márquez; Anarquistas, graças a Deus, de Zélia Gattai; e Crime e castigo, de Fiodor Dostoievski. Livros campeões de vendas, como A menina que roubava livros, de Marcus Suzak; Marley e eu, de John Grogan; O menino do pijama listrado, de John Boyne; e O senhor dos anéis, de J. R. R. Tolkien.

A distribuição dos títulos faz parte do Programa Nacional Biblioteca da Escola, executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Neste ano, todas as escolas da rede pública que oferecem o ensino médio e/ou os anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) receberão novos acervos. No total, são 10,39 milhões de exemplares que beneficiarão mais de 20 milhões de alunos de 52 mil escolas. Os acervos são compostos por livros de variados gêneros, como romances, contos, novelas, biografias, poemas, crônicas, quadrinhos e obras clássicas.

Até o fim de julho, todas as escolas terão recebido seus acervos”, afirma Rosália de Castro, coordenadora de produção e distribuição do FNDE. Segundo ela, os primeiros livros devem chegar às unidades de ensino ainda este mês. A distribuição dos acervos segue os mesmos critérios para o ensino médio e o fundamental: escolas com até 250 alunos receberão um acervo; com 251 a 500 estudantes, dois acervos; com mais de 500 alunos, três acervos. Cada acervo do ensino fundamental tem, em média, 95 livros; no ensino médio, 91.

Fonte: O Girasol