sexta-feira, 22 de maio de 2009

DICA DE LEITURA DA SEMANA-O CAÇADOR DE PIPAS

O Caçador de Pipas é o primeiro romance escrito pelo afegão Khaled Hosseini. Publicado pela primeira vez em 2003, é o primeiro romance em inglês escrito por um afegão. A obra conta a história de Amir, um garoto rico de Wazir Akbar Khan, distrito de Cabul, no Afeganistão, que é atormentado pela culpa de ter traído seu amigo de infância Hassan, filho do empregado do seu pai Ali. A história tem como cenário uma série de acontecimentos tumultuosos, que começa com a queda da monaAfeganistão decorrente da invasão soviética, a massa de emigrantes refugiados para o Paquistão e para os EUA e a implantação do regime Taleban.
Este livro é uma indicação da Profª.Lucia de Lingua Portuguesa que leu gostou e indica para a galera do Flora.È uma pena que ainda não possuímos o exemplar mas em breve chegará em nossa biblioteca.
Para ativar a curiosidade e estimular a leitura da galera postarei um livro clip da obra.Espero que gostem e procurem nas livrarias e sebos da cidade ou então esperem para emprestá-lo em nossa biblioteca.BOA LEITURA!!


segunda-feira, 18 de maio de 2009

dica de leitura da semana: o grande labirinto


Olá ! A dica desta semana de leitura é do aluno Leonardo do 2º ano do turno da tarde.Leonardo já leu o livro duas vezes e indica a todos que amam a leitura .

Nossa biblioteca tem um volume deste livro que já foi lido e relido por diversos alunos.Que tal você postar seu comentário sobre a belíssima história ou procurar a biblioteca para ler este exemplar.Vamos ficar no aguardo de seus comentários e leituras.Aqui vai um pequeno resumo para atiçar os leitores deste blog.

Algo terrível acontece no Estádio. As pessoas que vão assistir à chamada “Partida do Século” não voltam a sair, apesar de lá estarem fechadas há mais de uma semana. Fisco, Jaiko, Sara e Arno têm de tentar resgatar os seus, aparentemente, enfeitiçados familiares. Para isso devem reunir as oito letras de uma palavra-chave que ignoram e terão de viajar para conseguir seu objetivo, por mar e terra e até pelo mundo subterrâneo… Conhecerão Dom Quixote e Sherlock Holmes, visitarão Praga, Veneza e Paris, navegarão com Sinbad e discutirão sobre o amor e a morte com um fantasma, num palácio enfeitiçado. Depois voltarão a travar a batalha definitiva com o seu implacável inimigo, que se alimenta de almas descuidadas. Um livro apaixonante de aventura e magia.Voe nas asas da leitura e conheça mundos e pessoas sem sair de casa .

sábado, 9 de maio de 2009

2º DOMINGO DO MÊS DE MAIO -DIA DAS MÃES

Qual a origem do Dia das Mães?
A mais antiga celebração do Dia das Mães tem origem mitológica. Na Antiga Grécia, a entrada da primavera era festejada em honra a Rhea, esposa de Cronus e mãe de Zeus , considerada a Mãe dos Deuses.
Bem mais tarde, no início do século XVII, a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Este dia ficou conhecido como o Mothering Sunday (Domingo das Mães). Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães e levavam o mothering cake, um bolo, de presente para elas.
Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada, em 1872, por Júlia Ward Howe, autora da letra do hino do país. Seria, na concepção dela, um dia dedicado à paz.Mas foi outra americana, Ana Jarvis, da Filadelfia, que em 1907 iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães. Ana perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Ana quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo a comemoração se alastrou por todo o país e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de maio, o segundo domingo de maio.
No Brasil, o Dia das Mães foi introduzido pela Associação Cristã de Moços (ACM), em maio de 1918. A data passou a ser celebrada no segundo domingo de maio, conforme decreto assinado, em 1932, pelo presidente Getúlio Vargas. Em 1949, vários proprietários de lojas de São Paulo, lançaram uma grande campanha publicitária incentivando a compra de presentes para as mães e o hábito de presentear as mães ganhou impulso.


Fonte: Duarte, Marcelo - O Guia dos Curiosos. Cia da Letras, S.P., 1995.

Dia das Mães no Mundo
2º domingo de fevereiro
Noruega

1º domingo de maio
África do Sul

2º domingo de maio
Estados Unidos, Brasil, Dinamarca, Finlândia,
Japão, Turquia, Itália, Austrália e Bélgica
10 de maio
México

4º domingo da Quaresma
Inglaterra

Último domingo de maio
Suécia

2º domingo de outubro
Argentina

1º domingo de maio
Portugal

2 semanas antes do Natal
Iugoslávia

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Biografia de Cecília Meireles

Leia a biografia de uma grande escritora brasileira,poetisa e conheça uma de suas mais famosas poesias.Lembre-se de postar seus comentários no final de cada postagem.bjs e se delicie com
Cecília Meireles;Poetisa brasileira, nasceu no Rio de Janeiro em 7 de janeiro de 1901. Em 1910, concluiu o curso primário e, sete anos depois diplomou-se professora primária e passou a desenvolver intensa atividade como educadora. Estudou também línguas, canto, violino. Aos dezoitos anos lançou o livro de poemas Espectros, pelo qual recebeu elogios da crítica especializada. Em 1934 organizou a primeira biblioteca infantil do país. Em 1935 foi nomeada professora de Literatura Luso-brasileira e, depois, de Técnica e Crítica Literária na Universidade do então Distrito Federal. Cecília Meireles faleceu no dia 9 de novembro de 1964, em pleno apogeu de sua atividade literária. Recebeu, post mortem, o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto de sua obra. De fina espiritualidade, sua poesia, sem deixar de ser moderna, mergulha raízes nas essências do simbolismo, caracterizando-se, no plano formal, pela riqueza de recursos estilísticos. Obras principais: Viagem (1938); Vaga música (1942); Mar absoluto (1945); Romanceiro da Inconfidência (1953); Solombra (1964).

POESIA:OU ISTO OU AQUILO-CECÍLIA MEIRELES

Ou Isto Ou Aquilo (Cecília Meireles)



Ou se tem chuva e não se tem sol,

ou se tem sol e não se tem chuva!

Ou se calça a luva e não se põe o anel,

ou se põe o anel e não se calça a luva!

Quem sobe nos ares não fica no chão,

quem fica no chão não sobe nos ares.

É uma grande pena que não se possa estar

ao mesmo tempo nos dois lugares!

Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,

ou compro o doce e gasto o dinheiro.

Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo...

e vivo escolhendo o dia inteiro!

Não sei se brinco, não sei se estudo,

se saio correndo ou fico tranqüilo.

Mas não consegui entender ainda

qual é melhor: se é isto ou aquilo.

sábado, 2 de maio de 2009

TOP DOS LIVROS MAIS LIDOS

Galera aqui tem uma relação de alguns livros que estão no top dos mais lidos e vendidos em 2009.Pena que não temos nenhum em nossa biblioteca ,mas serve como dica.Que tal visitar um sebo da cidade e verificar se há alguns deles.Boa Leitura!!

Ficção
Eclipse (resenha Eclipse)
Lua Nova (resenha Lua Nova)
Crepúsculo (resenha Crepúsculo)
A Cabana
O Vendedor de Sonhos


Não-ficção
Comer, Rezar Amar (resenha Comer, Rezar, Amar)
Marley e Eu (resenha Marley e Eu)
Gomorra
Uma Breve História do Mundo
1808


Auto-ajuda
Vencendo o passado
O Código da Inteligência
O Monge e o Executivo (resenha O Monge e [...]


fonte: www.lendo.org.br

DIA MUNDIAL DO TRABALHADOR




O Dia do Trabalho é uma data universal.
Comemorado no dia 1º de maio, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data comemorativa usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Nessa mesma data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago. Milhares de trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária pela qual eram submetidos (13 horas diárias). A greve paralisou os Estados Unidos. No dia 3 de maio, houve vários confrontos dos manifestantes com a polícia. No dia seguinte, esses confrontos se intensificaram, resultando na morte de diversos manifestantes. As manifestações e os protestos realizados pelos trabalhadores ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket. Em 20 de junho de 1889, em Paris, a central sindical chamada Segunda Internacional instituiu o mesmo dia das manifestações como data máxima dos trabalhadores organizados, para assim, lutar pelas 8 horas de trabalho diário. Em 23 de abril de 1919, o senado francês ratificou a jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1° de maio como feriado nacional. Após a França estabelecer o Dia do Trabalho, a Rússia foi o primeiro país a adotar a data comemorativa, em 1920. No Brasil, a data foi consolidada em 1925 no governo de Rodrigues Alves. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nesta data. Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1° de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado feriado em muitos deles.
Por Tiago Dantas

sexta-feira, 1 de maio de 2009

DATAS COMEMORATIVAS DE MAIO

01 · Dia Mundial do Trabalho
02 · Dia Nacional do Ex-combatente
02 · Dia do Taquígrafo
03 · Dia do Sertanejo
05 · Dia de Rondon
05 · Dia da Comunidade
05 · Dia Nacional do Expedicionário
05 · Dia do Artista Pintor
05 . Dia do Marechal Rondon
06 · Dia do Cartógrafo
07 · Dia do Oftalmologista
07 · Dia do Silêncio
08 · Dia da Vitória
08 · Dia do Profissional Marketing
08 · Dia do Artista Plástico
08 · Internacional da Cruz Vermelha
09 · Dia da Europa10 · Dia da Cavalaria
10 · Dia do Campo
10 . Dia das Mães
11 · Integração do Telégrafo no Brasil
12 · Dia Mundial do Enfermeiro
13 · Abolição da Escravatura
13 · Dia da Fraternidade Brasileira
13 · Dia do Automóvel
14 · Dia Continental do Seguro
15 · Dia do Assistente Social
15 · Dia do Gerente Bancário
16 · Dia do Gari
17 · Dia Internacional da Comunicação e das Telecomunicações
17 · Dia da Constituição

18 · Dia dos Vidreiros
18 · Dia Internacional dos Museus
19 · Dia dos Acadêmicos do Direito
20 . Ascensão do Senhor
20 · Dia do Comissário de Menores
21 · Dia da Língua Nacional
22 · Dia do Apicultor
23 · Dia da Juventude Constitucionalista
24 · Dia da Infantaria
24 · Dia do Datilógrafo
24 · Dia do Detento
24 · Dia do Telegrafista
24 · Dia do Vestibulando
25 · Dia da Indústria
25 · Dia do Massagista
25 · Dia do Trabalhador Rural
25 . Dia do Vigilante
27 · Dia do Profissional Liberal
29 · Dia do Estatístico
29 · Dia do Geógrafo
30 · Dia do Geólogo
30 · Dia das Bandeiras
31 · Dia do Comissário de Bordo
31 · Dia Mundial das Comunicações Sociais
31 · Dia do Espírito Santo