sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Campanha de devolução de livros é destaque na TV



Sandra Feitosa de Souza durante entrevista à RedeTV A Campanha para Devolução dos Livros Didáticos às escolas da Rede Estadual de Ensino chamou a atenção da mídia. Na manhã desta quinta-feira (21) Sandra Feitosa de Souza, chefe de equipe I, Projeto Livro Didático e Biblioteca Escolar/Seduc, concedeu entrevista à jornalista Eleni Caetano da Rede TV, para os programas “Fala Rondônia” (11h20) e “Jornal da Rede”, que é apresentado as 17h50. A dirigente de equipe enfatizou a importância da devolução, explicando que o uso dos livros se estende por três anos. A cada ano, portanto, um grupo de alunos diferente usa os livros. De acordo com Sandra, o dever da devolução é cumprido, mas pode ser melhorado. Para tanto, é preciso elevar o nível de consciência de pais e alunos quanto a esta necessidade e também no que diz respeito à boa conservação dos livros. Questionada pela repórter sobre a penalidade imposta a quem não devolve os livros, Sandra Feitosa informou não existir tal punição. “Não é por aí. Preferimos o caminho do diálogo, do convencimento e da conscientização. Os resultados mostram que estamos no caminho certo” – analisou a chefe de equipe. *

Os livros devem ser devolvidos na secretaria da escola onde o aluno estudou no ano passado. As escolas têm até o mês de março de 2010 para cadastrar no Sistema de Controle de Remanejamento e Reserva Técnica (Siscort) na página do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) www.fnde.gov.br as quantidades de livros recolhidos.

Para o Ensino Médio são distribuídos os livros de Português, Matemática, História, Geografia, Química, Física e Biologia. Por sua vez, o Ensino Fundamental trabalha com Português, Matemática, História, Geografia e Ciências.




Fonte: Assessoria

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Devolução do livro didático prossegue em todo o Estado




Sandra Feitosa de Souza, chefe de equipe I-Projeto Livro Didático e Biblioteca Escolar-SeducA Campanha para Devolução dos Livros Didáticos às escolas segue em ritmo acelerado neste período de férias. Os pais ou responsáveis e alunos que não devolveram o livro didático no final do ano letivo de 2009, devem fazê-lo no ato da rematrícula, que devido ao acúmulo de serviços, ainda está sendo realizada em algumas escolas. As escolas têm até o mês de março de 2010 para cadastrar no Sistema de Controle de Remanejamento e Reserva Técnica (Siscort) na página do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) as quantidades de livros recolhidos. *

De acordo com Sandra Feitosa de Souza, chefe de equipe I, Projeto Livro Didático e Biblioteca Escolar/Seduc, os livros devem ser devolvidos nas escolas onde o aluno estudou em 2009. Basta levá-los à secretaria da escola. A devolução do livro didático é importante para que não haja prejuízos aos alunos matriculados para o ano seguinte. “O aluno que foi promovido de série não necessitará mais deste material porque receberá novo livro didático para a série que cursará. Devolver o livro para a escola é um ato de cidadania. É garantir o mesmo direito de acesso ao livro para aqueles alunos que estão chegando” – explica Sandra.

Segundo a resolução nº 60 de 20 de novembro de 2009 do FNDE/MEC – os livros didáticos são adquiridos e distribuídos em ciclos trienais. A cada três anos os livros serão repassados aos alunos para uso na forma de cessão temporária. Por sua vez, os alunos deverão mantê-los em bom estado de conservação, com a obrigação de devolvê-los no final de cada ano letivo.


Anfrízio Santana

Fonte: Assessoria

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

VOCÊ SABIA ?QUE TEM O DIA DOS ADULTOS?


O dia dos Adultos


Faz parte de nosso calendário oficial a comemoração no dia 15 de janeiro do "dia dos adultos". Particularmente, acho difícil entender o que tal data significa. Mais uma data comemorativa de nada? O que é, afinal, ser adulto?

Tentar definir o Ser Adulto é uma viagem de Bosh pintando os Vedas.
Adulto não é criança, jovem ou velho. Tem mais de 18 anos e Vota - acha que é cidadão-,trabalha, tem profissão, vida afetiva definida, respeita laços de família e sabe o que quer do futuro. Adulto tem lastro financeiro, ganha, compra. Adulto pode ir a cinema ver filme proibido- tudo o que não podia fazer, agora, com jeito, faz - beber, jogar,vadiar, sair com quem bem entender. Ser adulto é dar-se o direito à liberdade de idéias e expressão, é pensar livre. Adulto pode, até mesmo, ser preso. Pena que poucos, mínimos, se enquadrem neste estado.

Adulto acha que é gente. Em verdade, nada disso define um estado de ser que teoricamente viria com o passar dos anos. Amadurecimento,infelizmente, não vem apenas com o avanço da idade, às vezes o contrário ocorre, a imaturidade evolui com os anos. Hoje em dia não é raro encontrarmos adultos com 18 anos completamente imaturos para a vida. Aos 30 anos, nem se fala. Pessoas com idade cronológica, mas sem coração, nem cabeça.

Eis a temática chave: maturidade psíquica e afetiva, equilíbrio entre emoção e razão, o que distoa completamente das definições cronológicas de ser adulto. Sentido subjetivo em essência, prático em ações. Todavia, por se tornar um título constitucional em direitos e deveres, cheio de regras sociais estabelecidas, ser adulto virou uma convenção dogmática.
Fez 18 anos, é adulto e pronto. É só seguir o combinado, fazer a lição de casa direitinho, que tudo fica supimpa, está tudo na cartilha do "bom comportamento".

Um dos principais problemas do Brasil em termos psicológicos é a massificação generalizada: entra na onda e não pensa. Daí advém boa parte de nossa imaturidade. A personalidade, com isso, fica embotada, não permitindo que o espírito se expresse, retirando o Daimon da vida.

Outra questão é a necessidade de aprender a lidar com frustrações e com os próprios esfíncteres. Adulto sabe conviver bem com o não, tanto para dar quanto para receber. Em nossa Sucupira, o que tem de barbado dando piti...birra... "contraria não que é pior ". Basta ver meia hora de TV Câmara pra entender o que digo.

Existe a questão dos afetos. A maturidade se expressa quando aprendemos a
gerenciar nossas emoções, estabelecendo vínculos afetivos duradouros.
Consciência. A maturidade advém de um processo genuíno de socialização em que se permite trocar, dar e receber, conquistar e manter. Pena que vivamos em uma sociedade extremamente egoísta.

Por fim, ser maduro envolve a administração do tempo e espaço, saber adequar as coisas à vida, à hora e ao tempo certo de tudo. Adulto administra e espera. Sabe lidar com adversidades e as administrar. Você ousa comemorar este dia?


FONTE:http://www.olhosalma.com.br/saiba_mais/saiba_mais_artigos/saiba_mais_artigos_029.html


sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

DATAS COMEMORATIVAS DE JANEIRO-2010

Olá galera do Flora!!Chegou o tão esperado mês de férias,com ele muitos passeios,festas,viagens,brincadeiras,tempo para namorar quem pode não é?Tempo de dedicar aos amigos ,a igreja,a família.Para quem passou de série nossos parabéns !!Aos que não conseguiram ,não desistam temos uma nova chance de superar desafios e vencer obstáculos.

Assim como como outros meses do ano janeiro também tem suas datas comemorativas,como não poderia ser diferente ,sempre temos alguma coisa para comemorar seja no brasil,no mundo e em nossas famílias O primeiro mês do ano tem algumas datas importantes marcadas no calendário. Tem Dia do Carteiro, do Fotógrafo, do Farmacêutico e tem também um curioso Dia do Adulto, comemorado no dia 15.Você sabia disso?Pois é agora ficou sabendo que o adulto tem um dia para comemorar .Então viva a todos os dias deste mês abençoado de férias.

01 de janeiro - Confraternização
01 de janeiro - Dia Mundial da P
02 de janeiro - Dia da Abreugrafia
06 de janeiro - Dia de Reis
06 de janeiro - Dia da Gratidão
07 de janeiro - Dia da Liberdade de Cultos
08 de janeiro - Dia do Fotógrafo
09 de janeiro - Dia do Astronauta
14 de janeiro - Dia do Enfermo
15 de janeiro - Dia Mundial do Compositor
15 de janeiro - Dia dos Adultos
20 de janeiro - Dia do Farmacêutico
21 de janeiro - Dia Mundial da Religião
24 de janeiro - Dia da Previdência Social
24 de janeiro - Dia da Constituição
25 de janeiro - Dia do Carteiro
30 de janeiro - Dia da Saudade
30 de janeiro - Dia do Portuário
30 de janeiro - Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos
30 de janeiro - Dia da Não-Violência
31 de janeiro - Dia Mundial do Mágico

Fonte:http://www.tipografiavirtual.blog.br/post.asp?cm=244

FERIADOS NACIONAIS DO ANO DE 2010.

Feriados Nacionais 2010
Data Dia da Semana Feriado
01/01/2010 Sexta-Feira Confraternização Universal
15/02/2010 Segunda-Feira Carnaval
16/02/2010 Terça-Feira Carnaval
02/04/2010 Sexta-Feira Paixão de Cristo
21/04/2010 Quarta-Feira Tiradentes
01/05/2010 Sábado Dia do Trabalho
03/06/2010 Quinta- Feira Corpus Christi
07/09/2010 Terça-Feira Independência do Brasil
12/10/2010 Terça-Feira Nossa Sra. Aparecida - Padroeira do Brasil
02/11/2010 Terça-Feira Finados
15/11/2010 Segunda-Feira Proclamação da República
25/12/2010 Sábado Natal