segunda-feira, 16 de março de 2009

DICA DE LEITURA DA SEMANA

Queridos alunos a dica desta semana é o livro a bolsa amarela,um livro que encanta tanto adultos como crianças e você pode encontrar e se deliciar com este livro em nossa biblioteca.Venha nos visitar e aproveite a leitura.Não esqueça de fazer seu cadastro e devolver o livro no prazo.Aqui postarei um pequeno resumo desta obra de Lygia Bojunga Nunes,categoria novela

A Bolsa Amarela

|Lygia Bojunga Nunes|
Objetiva
1a edição - 2002
Língua Portuguesa

“A Bolsa Amarela”, de Lygia Bojunga, é um dos mais premiados e populares livros infanto-juvenis brasileiros. Neste livro a autora conta a inteligente e divertida história de Raquel, uma menina que presta muita atenção a tudo que se passa a seu redor.

Raquel é a filha caçula da família, é a única criança. Seus irmãos, com uma diferença de dez anos, não lhe davam ouvidos, porque achavam que criança não sabe coisa alguma. Por se sentir muito solitária e incompreendida, ela começa a escrever para seus amigos. Amigos imaginários. Raquel, desde cedo, tinha três vontades enormes: vontade de crescer, vontade de ser garoto e vontade de ser escritora.

Um dia, ganhou uma bolsa amarela, que veio no pacote da tia Brunilda. A partir daí, a bolsa passou a ser o esconderijo ideal para suas invenções e vontades. Tudo cabia lá dentro. A bolsa amarela acaba sendo a casa de dois galos, um guarda-chuva-mulher, um alfinete de segurança e muitos pensamentos e histórias inventadas pela narradora.

O trecho destacado abaixo, repleto de imaginação e fantasia, ilustra bem quem é Raquel e quem ela quer ser: “Cheguei em casa e arrumei tudo que eu queria na bolsa amarela. Peguei os nomes que eu vinha juntando e botei no bolso sanfona. O bolso comprido eu deixei vazio, esperando uma coisa bem magra para esconder lá dentro. (...) Abri um zíper; escondi fundo minha vontade de crescer; fechei. Abri outro zíper; escondi mais fundo minha vontade de escrever; fechei. No outro bolso de botão espremi a vontade de ter nascido garoto (ela andava muito grande, foi um custo pro botão fechar). Pronto! A arrumação tinha ficado legal. Minhas vontades estavam presas na bolsa amarela”.

Eis um livro mágico e envolvente, traduzido em diversas línguas. Vale a pena conferir.

BOA LEITURA!

fonte: educarede

Nenhum comentário: