quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

DIA DO ORIENTADOR EDUCACIONAL




Hoje é o dia do orientador Educacional ,nós da Escola Flora Calheiros Cotrin,prestamos uma homenagem à este profissional que com maestria exerce seu trabalho,orientando os alunos e professores no processo de ensino e aprendizagem ,apoiando práticas pedagógicas adequadas ao convívuo social no ambiente escolar.Parabenizamos nossas guerreiras da orientação:Vilcéia Leonel e Geanilce que não medem esforços para mediar conflitos e buscar soluções com projetos inovadores auxiliando o processo educacional em nossa escola.

4 de Dezembro

A função do Orientador Educacional é prestar assistência ao aluno durante o processo de aprendizado na escola que freqüenta, visando ao seu encaminhamento vocacional.

Subordinado à direção e à supervisão pedagógica da escola, o orientador emprega métodos pedagógicos e de psicologia no seu dia-a-dia e deve ter formação superior em Pedagogia.

Um pouco sobre a profissão

A profissão de Orientador Educacional foi criada através da Lei nº 5.564 de 21 de dezembro de 1968 e regulamentada pelo decreto nº 72.846/73.

O profissional atua, principalmente na área educacional, onde auxilia o aluno nos aspectos sociais, individuais e profissionais, devendo verificar suas aptidões, habilidades, qualidades e identificar suas deficiências.

Onde estudar

O curso superior em Pedagogia tem duração de quatro anos e disciplinas básicas como Sociologia, História da Educação e Filosofia. O aluno pode se especializar em Administração Escolar, Educação Especial, Supervisão Educacional, Ensino, Orientação Educacional, Treinamento de Recursos Humanos, entre outros.

Se optar por Orientação Educacional, terá aulas de Psicologia e Metodologia de Ensino. Independente da área escolhida, é obrigatório cursar matérias de formação de professores, bem como fazer o estágio.

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Dia do Orientador Educacional

4 de Dezembro

O orientador educacional auxilia um aluno em processo de aprendizado visando o seu encaminhamento vocacional. Ele é responsável por implementar e viabilizar projetos pedagógicos, tanto em escolas públicas quanto em escolas privadas. O orientador pode trabalhar individualmente ou com uma equipe interdisciplinar, usando métodos de psicologia no seu dia-a-dia.

O orientador educacional tem como habilidades exigidas a capacidade de administrar conflitos e estimular a criatividade e a solidariedade. Ele participa diretamente da formação humana, por isso, é importante desenvolver uma auto-estima nos alunos, assim como respeitar as diversidades e interagir com os pais para discutir o processo de aprendizado.

Para exercer essas ocupações, o orientador educacional deve fazer um curso superior de Pedagogia. Ele estuda disciplinas básicas como Sociologia, História da Educação, Metodologia do Ensino e Filosofia. Em todo o Brasil, mais de 500 instituições de ensino oferecem o curso de Pedagogia. Há também a possibilidade de fazer uma especialização em Administração Escolar, Educação Especial, Supervisão Educacional, Ensino, Orientação Educacional e Treinamento de Recursos Humanos.

Fonte: UFGNet

voltar 123avançar

Nenhum comentário: