sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

VOCÊ SABIA ?QUE TEM O DIA DOS ADULTOS?


O dia dos Adultos


Faz parte de nosso calendário oficial a comemoração no dia 15 de janeiro do "dia dos adultos". Particularmente, acho difícil entender o que tal data significa. Mais uma data comemorativa de nada? O que é, afinal, ser adulto?

Tentar definir o Ser Adulto é uma viagem de Bosh pintando os Vedas.
Adulto não é criança, jovem ou velho. Tem mais de 18 anos e Vota - acha que é cidadão-,trabalha, tem profissão, vida afetiva definida, respeita laços de família e sabe o que quer do futuro. Adulto tem lastro financeiro, ganha, compra. Adulto pode ir a cinema ver filme proibido- tudo o que não podia fazer, agora, com jeito, faz - beber, jogar,vadiar, sair com quem bem entender. Ser adulto é dar-se o direito à liberdade de idéias e expressão, é pensar livre. Adulto pode, até mesmo, ser preso. Pena que poucos, mínimos, se enquadrem neste estado.

Adulto acha que é gente. Em verdade, nada disso define um estado de ser que teoricamente viria com o passar dos anos. Amadurecimento,infelizmente, não vem apenas com o avanço da idade, às vezes o contrário ocorre, a imaturidade evolui com os anos. Hoje em dia não é raro encontrarmos adultos com 18 anos completamente imaturos para a vida. Aos 30 anos, nem se fala. Pessoas com idade cronológica, mas sem coração, nem cabeça.

Eis a temática chave: maturidade psíquica e afetiva, equilíbrio entre emoção e razão, o que distoa completamente das definições cronológicas de ser adulto. Sentido subjetivo em essência, prático em ações. Todavia, por se tornar um título constitucional em direitos e deveres, cheio de regras sociais estabelecidas, ser adulto virou uma convenção dogmática.
Fez 18 anos, é adulto e pronto. É só seguir o combinado, fazer a lição de casa direitinho, que tudo fica supimpa, está tudo na cartilha do "bom comportamento".

Um dos principais problemas do Brasil em termos psicológicos é a massificação generalizada: entra na onda e não pensa. Daí advém boa parte de nossa imaturidade. A personalidade, com isso, fica embotada, não permitindo que o espírito se expresse, retirando o Daimon da vida.

Outra questão é a necessidade de aprender a lidar com frustrações e com os próprios esfíncteres. Adulto sabe conviver bem com o não, tanto para dar quanto para receber. Em nossa Sucupira, o que tem de barbado dando piti...birra... "contraria não que é pior ". Basta ver meia hora de TV Câmara pra entender o que digo.

Existe a questão dos afetos. A maturidade se expressa quando aprendemos a
gerenciar nossas emoções, estabelecendo vínculos afetivos duradouros.
Consciência. A maturidade advém de um processo genuíno de socialização em que se permite trocar, dar e receber, conquistar e manter. Pena que vivamos em uma sociedade extremamente egoísta.

Por fim, ser maduro envolve a administração do tempo e espaço, saber adequar as coisas à vida, à hora e ao tempo certo de tudo. Adulto administra e espera. Sabe lidar com adversidades e as administrar. Você ousa comemorar este dia?


FONTE:http://www.olhosalma.com.br/saiba_mais/saiba_mais_artigos/saiba_mais_artigos_029.html


Nenhum comentário: